Lourenço Parente,
1988
Fomado em Cinema pela PUC-Rio em 2013, atua no audiovisual desde 2008. Diretor, fotógrafo e roteirista, dedica-se a pensar relações com territórios e comunidades. Trabalhou em produções televisivas da TV Globo e MTV Brasil, filmes de ficção e documentário e videoclipes de artistas independentes.
Iniciou seu processo de criação no teatro em 2005. Em 2009, fotografou os cinquenta anos da revolução cubana, dedicando esse período a conhecer as pessoas e retratar o estado de comunidade e isolamento da ilha. Em 2011, realizou uma série fotográfica com o movimento Occupy Wall Street, em Nova York. A série integrou a exposição fotográfica da Bienal de Arquitetura de São Paulo em 2013. No mesmo ano, acompanhou as militâncias em junho de 2013 no Brasil e realizou um documentário experimental chamado 'De quem é a ordem?'. Em 2014 se tornou analista de desenvolvimento de formatos sênior na TV Globo, onde permaneceu até 2016.
Em 2020 desenvolveu o projeto 'Vozes do Vale', um comissionamento artístico documental para o Museu Vila de Vassouras. localizado no Vale do Paraíba, zona rural do Rio de Janeiro, um território ao qual se dedica há mais de dez anos. Em 2021, desenvolveu o documentário experimental "Haceres", em colaboração com Catarina Duncan, para a residência artística Arafura.mx na Cidade do México.
Atualmente é sócio da produtora audiovisual ¡Para Vigo Me Voy! com foco principal em documentários e sedes no Rio de Janeiro e em São Paulo.